Instituto Superior Técnico

Área de Graduação

Reingresso

Entende-se por Reingresso o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso.

Prazos de reingresso devem ser consultados no Calendário de Prazos Académicos 

A não inscrição em unidades curriculares em dois semestres consecutivos implica a caducidade da inscrição como aluno do Técnico Lisboa. Para retomar os estudos será necessário solicitar o Reingresso.

O  reingresso no Técnico Lisboa desenrola-se de acordo com as seguintes regras:

  1. O reingresso não está sujeito a número de vagas.
  2. Não é permitido o reingresso para cursos/anos curriculares que não estejam em funcionamento.
  3. Só será aceite a candidatura para reingresso no curso que o aluno frequentava à data da interrupção.
  4. Os pedidos de reingresso quer sejam para o 1º semestre quer sejam para o 2º semestre devem ser efetuados num só período do ano, antes do início do ano letivo a que se destinam conforme data disponível no Calendário de Prazos Académicos cujo o link se encontra disponível no início desta página.
  5. O pedido de reingresso deve ser efetuado na plataforma de candidatura cujo o link é o seguinte: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/fenixedu-admissions/
  6. Para prosseguir necessita de validar a sua identidade, pelo que poderá utilizar um dos métodos disponíveis:

    1. a) Cartão de cidadão
    2. b) Chave Móvel digital
    3. c) Agendar vídeo chamada. Caso seja este o método escolhido terá que proceder primeiro ao preenchimento dos dados pessoais e de seguida agendar a videochamada. Por defeito é-lhe atribuído um slot (dia e hora) para a realização da videochamada. No entanto, poderá escolher outro horário de atendimento através da funcionalidade disponível “Reagendar o atendimento”.
    4. Se surgirem dificuldades no processo de validação de identidade deverá contactar os Serviços de Informática – si@tecnico.ulisboa.p
  7. Pelo ato são devidos emolumentos no valor de 40 euros.
  8. O aluno ao solicitar o reingresso tem que também apresentar um pedido de creditações.