Instituto Superior Técnico

Área de Graduação

Concurso Nacional de Acesso – 2ª Fase 2017/18

2ª Fase – Matrículas e Inscrições – de 28 de setembro a 2 de outubro de 2017

O Instituto Superior Técnico dá as Boas Vindas a todos os alunos que ingressam pela primeira vez no Técnico Lisboa.

Aconselha-se a leitura do Guia de Apoio ao Estudante e a leitura dos passos a seguir no Campus onde ficou colocado:

Campus – IST – ALAMEDA

1. As matrículas decorrem no dia 28 de setembro das 13h30 às 16h30 e no dia 29 de setembro das 9h30 às 16h30 no Pavilhão do Jardim Norte. Os alunos colocados no IST – Alameda receberão uma senha com a indicação da hora da sua matrícula/inscrição.
  2. Na hora indicada os alunos serão acompanhados no percurso para a sua matrícula/inscrição.
  3. O atendimento é feito todos os dias por ordem de chegada independentemente do curso em que ingressaram.
  4.  Aconselham-se os alunos a matricularem-se preferencialmente nos dias 28 e 29 de setembro para poderem assistir às aulas, já iniciadas desde o dia 18 de setembro. No dia 2 de outubro as matrículas realizam-se nos balcões de atendimento da Área de Graduação das 9h30 às 16h30.

Os alunos que se recandidataram ao ensino superior (já tendo sido estudantes do IST ou que ingressaram este ano, na 1ª fase, no IST) e que foram recolocados no IST devem tratar da sua inscrição presencialmente na Secretaria da Área de Graduação, na Alameda.

Campus – IST – TAGUSPARK

1. Os alunos colocados no IST – Taguspark efetuam a sua matrícula/inscrição presencialmente nos serviços de Secretaria da Área Académica do Taguspark.
  2. O atendimento é feito todos os dias por ordem de chegada independentemente do curso em que ingressaram.
  3. As matrículas decorrem nos dias de 28 de setembro a 2 de outubro no horário das 9h30 às 16h00. Aconselham-se os alunos a matricularem-se preferencialmente nos dias 28 e 29 de outubro para poderem assistir às aulas, já iniciadas desde o dia 18 de setembro.

As turmas/turnos

• Todos os alunos (ingresso CNAES 2017) são colocados automaticamente nas turmas/turnos dos respetivos Cursos no 1º semestre, não se aceitando pedidos de escolha ou mudança de turma/turno. Esta informação será fornecida a cada aluno no ato da sua matrícula/inscrição.

Documentos necessários

• Documento de identificação. Os portadores do Cartão de Cidadão deverão ter presente os pin (códigos de 4 dígitos) de autenticação e de morada, fornecidos com o Cartão, o que permitirá simplificar e acelerar o processo de inscrição. Os portadores de outros documentos de identificação deverão trazer o Cartão de Contribuinte Fiscal;
  • Boletim Individual de Saúde original com registo da vacina antitetânica válida;
  • 35 euros, caso pretenda inscrever-se como sócio da Associação dos Estudantes (inclui o “Kit do Caloiro”). Este cartão é emitido pelo Banco BPI, sendo opcional a abertura de conta bancária.

Informações importantes:

• Encarregados de educação: para efeitos de matrícula e inscrição, não é necessário os alunos fazerem-se acompanhar pelos seus encarregados de educação. Esta informação aplica-se, também, aos alunos com idade inferior a 18 anos.
  • Representação por terceiros: a matrícula e inscrição deverá ser feita pelo próprio aluno, mesmo tendo idade inferior a 18 anos. Caso não possam estar presentes, poderão ser representados por terceiros mediante a apresentação de uma procuração que não precisa de ser reconhecida pelo notário (minuta da procuração) e de documento de identificação. Excetuam-se os encarregados de educação de alunos com idade inferior a 18 anos, no dia da matrícula, que poderão completar todo o processo sem a sua presença;
  • Propina, seguro escolar e taxa de secretaria: nos 10 dias úteis seguintes à data da matrícula e inscrição, os novos alunos deverão efetuar o pagamento do seguro escolar anual (1,43€), da taxa de secretaria (25€) e da propina anual (1063,47€) ou da primeira prestação. Se desejarem, poderão optar pelo pagamento faseado da propina, em 7 prestações, devendo liquidar a primeira prestação da propina (no valor de 163,47€) dentro deste prazo; as restantes prestações (150€) deverão ser pagas até dia 8 de cada mês. Os dados para pagamento poderão ser consultados posteriormente na página pessoal de cada aluno no sistema FénixEdu (intranet).
  • Candidatos a Bolsas de Estudo de Ação Social: no caso dos estudantes que tenham requerido bolsa de estudo, nos termos da lei em vigor, o pagamento das propinas só terá lugar depois de ter sido proferida a decisão final sobre a candidatura à bolsa, sendo, então, concedido um prazo suplementar de 15 dias úteis para regularização da situação;
  • Residências de Estudantes do Técnico: As candidaturas à Residência Eng. Duarte Pacheco (Parque das Nações, para alunos da Alameda) e à Residência Professor Ramôa Ribeiro (no campus Taguspark) deverão ser submetidas, exclusivamente, no ato de matrícula e inscrição. Todas as informações sobre as condições de alojamento, candidatura e os resultados da seriação dos candidatos podem ser consultadas na página do Núcleo de Alojamentos;
  • Início do ano letivo: as aulas começaram no dia 18 de setembro (segunda-feira), para todos os alunos do Técnico.

O Técnico Lisboa disponibiliza o Guia de Apoio ao Estudante.

Participa no Programa de Mentorado do NAPE

Descobre o Programa de Tutorado do GATu