Instituto Superior Técnico

Área de Graduação

Matrícula e Inscrição

DECLARAÇÕES de Matrícula/Inscrição

Todos os alunos poderão obter diretamente a Declaração de Matrícula/ Inscrição online:

O documento possui uma assinatura digital que é legalmente válida junto de todos os serviços e entidades nacionais (por exemplo, para fins militares, para obtenção do abono de família, ADSE, passe de transportes coletivos, seguro de saúde). Mais informação sobre a certificação de documentos disponível aqui.

Caso a assinatura digital não esteja visível no ficheiro, é necessário realizar o download e abrir o pdf, realizando o seguinte procedimento de validação de Documentos Assinados Digitalmente .

FAQs Declaração de Matrícula/Inscrição

COLOCAÇÕES ANO LETIVO 2018/2019

Os candidatos ao Técnico Lisboa no âmbito dos Concursos Especiais (Maiores de 23 anos, Titulares de Cursos Médios e Superiores), candidatos  a Mudança de Par Instituição/Curso e candidatos a Mestrados de 2º Ciclo que submeteram a sua candidatura online através do website do IST podem consultar os resultados nas seguintes páginas:

2º Ciclo – Mestrados

1º Ciclo

Concurso de Ingresso Publicação dos Resultados Matrículas e Inscrições
Mudança Par Instituição/Curso 7 de setembro 10 a 14 de setembro
Maiores de 23 20 de julho 3 a 7 de setembro
Titulares de Curso Médio e Superior 7 de setembro 10 a 14 de setembro
Estudantes Internacionais (1ºciclo) 1ª fase – 16 de abril2ª fase – 16 de julho

3ª fase – 7 de setembro

1ª e 2ª fase – 1 a 31 de agosto3ª fase – 10 a 30 de setembro
Mestrados – 2º Ciclo 7 setembro 10 a 14 de setembro
Estudantes Internacionais (2º ciclo) 1ª fase – 21 de maio2ª fase – 22 de junho

3ª fase – 7 de setembro

1ª e 2ª fase – 1 a 31 de agosto3ª fase – 10 a 30 de setembro

Os alunos aceites no Técnico Lisboa – Alameda devem proceder à sua matrícula e inscrição presencialmente na Secretaria.

Documentos Necessários

  • Os originais e cópias dos documentos submetidos em candidatura online
  • 1 fotocópia do Boletim Individual de Saúde atualizado (páginas de identificação e da vacina antitetânica válida)
  • Preencher o Formulário de Matrícula (PDF, 40KB)

Pedido de Equivalências

  • Se pretender solicitar equivalências deve preencher o Requerimento de Pedido de Equivalências (PDF, 48KB). No caso de não ser aluno do Técnico é necessário apresentar a Certidão de Aproveitamento, os Programas e a Cargas Horárias das unidades curriculares autenticadas pelo estabelecimento de ensino emissor (Alertamos que estes documentos podem ser demorados, pelo que devem ser pedidos aos vossos estabelecimentos de ensino o mais cedo possível, para evitar atrasos na inscrição das cadeiras a que pedem equivalência). No ato do pedido é cobrado o valor previsto na Tabela de emolumentos (PDF, 211KB). Mais informações sobre o pedido de equivalências disponível aqui.

Representação por terceiros

  • Caso não possam estar presentes, poderão ser representados por terceiros mediante a apresentação de uma procuração que não precisa ser reconhecida pelo Notário (minuta da procuração) e de documento de identificação.

Propina e Emolumentos

  • Nos 10 dias úteis seguintes à data em que realizaram a matrícula e inscrição, os novos alunos do Técnico Lisboa deverão efetuar o pagamento do montante da propina na sua totalidade ou optar pelo pagamento de uma primeira prestação, bem como o montante do seguro escolar anual (1,43€) e da taxa de secretaria (25€).
  • Os elementos para pagamento estarão disponíveis na área pessoal do aluno no Sistema Fénix (acesso intranet que lhe será fornecido após matrícula e inscrição).

Declaração de Matrícula/Inscrição

Todos os alunos poderão obter diretamente a Declaração de Matrícula/ Inscrição online:

O documento possui uma assinatura digital que é legalmente válida junto de todos os serviços e entidades nacionais, incluindo para efeitos de emissão de passe de transporte coletivo e seguros de saúde.